Riacho Doce

Selvagem e quase deserta

A Praia do Riacho Doce se localiza na divisa dos estados da Bahia e de Espírito Santo, no Brasil. É exatamente o riacho que divide os dois estados. A parte baiana fica no município de Mucuri e a capixaba no município de Conceição da Barra. No mesmo entorno é possível andar por 32 km de belas praias e falésias até o rio Mucuri, no estado da Bahia.

A Riacho Doce é selvagem e quase deserta, exceto na época que rola o Festival Nacional de Forró, música tradicional da região. Seu nome vem do pequeno córrego de água doce e escura que sai do meio das dunas para o mar. Aliás, um dos maiores atrativos da região é justamente a beleza das dunas. As móveis possuem mais de 30 metros de altura e mais de 5 km de extensão. Em 1986, elas foram tombadas como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado e escondem a antiga vila de Itaúnas, soterrada entre os anos 50 e 70. Hoje restam apenas algumas construções, que aparecem de vez em quando entre a areia.

A melhor opção de acesso à orla de Riacho Doce, que fica a cerca de 10 Km depois de Itaúnas, é o trekking. Para ver o encontro do córrego com o mar, o visitante conta com trilhas monitoradas pelos funcionários do PEI. O Parque é aberto à visitação pública, com entrada gratuita.