- Este evento já passou.
Saúde Mental em Debate: Redução de Danos
28 de March, 2018 às 14:00 - 17:00 UTC-3
O que significa Redução de Danos?
É uma estratégia da Saúde Pública definida pela Portaria nº1.028, de Julho de 2005 do Ministério da Saúde que estabelece a Política de Redução de danos através de ações intersetoriais desenvolvidas em todos os espaços de interesse público em que ocorra ou possa ocorrer o consumo problemático de substâncias psicoativas, surgidas como uma alternativa para as estratégias proibicionistas do tipo “guerra às drogas”, baseiam-se em princípios de pragmatismo , tolerância e compreensão da diversidade.
A redução de danos funciona para tornar o uso de drogas menos prejudicial ao usuário, mesmo que ele não queira ou não possa parar de usar.
Exemplos: distribuição de material limpo e descartável para uso de drogas (seringas, cachimbos etc.); orientação sobre formas menos danosas de uso; assistência social para questões de moradia e saúde.
Nas estratégias de cuidado pautadas na Redução de Danos, a definição do objetivo, das metas intermediárias e dos procedimentos não é imposta, mas discutida com o usuário. A interrupção do uso de álcool e de outras drogas quase sempre é um dos objetivos, mas outros avanços são valorizados, como evitar colocar-se em risco, melhorar o relacionamento familiar e recuperar a atividade profissional. Muitas outras dimensões da vida (relacionamento familiar e no trabalho/escola, condições clínicas e psíquicas, relações com a lei etc.) são usadas também para a avaliação do resultado do tratamento. A participação do usuário nas escolhas das metas e etapas do tratamento valoriza e aumenta a sua motivação e seu engajamento.
Sendo assim, torna-se necessário o amplo debate e articulação entre os serviços públicos e comunidade local para garantir o cuidado integral as pessoas que fazem uso problemático de substâncias psicoativas