- Este evento já passou.
Reunião Organizativa: Fórum das Federais em luta
3 de February, 2018 às 13:00 - 17:00 UTC-3
No dia 3 de fevereiro, sábado, acontece a terceira reunião organizativa do Fórum das Universidades Federais em Luta (UFABC, UNIFESP E UFSCAR), contra o sucateamento e a privatização do ensino público no Brasil!
Vivemos uma grave crise das universidades públicas que se expressa de diversas maneiras. Os cortes, que já ocorrem há alguns anos, têm afetado de forma truculenta o funcionamento das instituições de ensino, que com muita dificuldade tentam fechar o ano letivo. Esforça-se para reduzir gastos com energia e água, há a redução de materiais como papel e tinta para impressões, redução de transporte para extensão e encontros, tentativas e propostas de aumento do preço do Restaurante Universitário, redução e cortes de bolsas de permanência.
Uma política consistente de permanência estudantil é fundamental para que os estudantes pobres, negros e negras, filhos da classe trabalhadora tenham minimamente condições para finalizar seu curso. Os cortes nos auxílios e nos restaurantes universitários prejudicam diretamente os estudantes com maior vulnerabilidade. Os ataques sucessivos a educação representa um imenso retrocesso na luta por uma universidade pública, gratuita e de qualidade.
Em Abril a educação recebeu um corte de 4 bilhões. Para 2018 está previsto mais cortes, sobretudo nas bolsas ou até mesmo a impossibilidade de funcionamento das instituições. Este é um problema recorrente no país inteiro, de universidades com déficit de orçamento de até 100 milhões. Com paralisação de obras, falta de materiais, fechamento das moradias estudantis, demissão dos trabalhadores terceirizados, sobrecarga dos técnicos-administrativos, falta de professores etc. Os servidores também estão sob constantes ataques que interferem sua estabilidade e condições de trabalho. Repudiamos o descaso com a educação. Repudiamos o caráter elitista da universidade e como funciona hoje!
Sabemos que a educação não é um caso isolado, e está dentro de um projeto político pensado que é colocado em prática com maior intensidade pelo governo ilegítimo de Michel Temer e sua corja. Faz parte de uma política privatizante e de precarização da vida dos trabalhadores.
Queremos a liberação da verba contingenciada e mais investimento em educação. Não vamos nos conformar com o sucateamento da educação e com os efeitos da PEC 55 que congela os gastos sociais por 20 anos. Reiteramos a importância de uma luta conjunta entre os três setores que compõem a universidade: estudantes, técnicos administrativos e professores.
Diante dessa situação calamitosa chamamos a todos os estudantes para construir um fórum de luta das Universidades Federais do Estado de São Paulo, previsto para o primeiro semestre de 2018. O momento de crise generalizada nos impõe a necessidade de uma luta unitária, é por isso que nós da UFABC, UNIFESP e UFSCAR lutaremos juntos contra o retrocesso e um projeto de educação elitista que afasta cada vez mais os filhos da classe trabalhadora da universidade.
Ressaltamos a importância de intensificar a nossas lutas nas ruas, nos locais de estudo e trabalho, nos movimentos sociais, somos contra as privatizações e dizemos não a reforma da previdência e a reforma trabalhista.*
* Trechos retirados do Manifesto em defesa da Universidade Pública
Venha construir essa luta, dia 3 de fevereiro 14h no DCE da UNIFESP!