- Este evento já passou.
II SeDA – Semana de Debates Antiproibicionistas
16 de August, 2017 às 19:00 - 18 de August, 2017 às 22:00 UTC-3
A II Semana de Debates Antiproibicionistas é um evento promovido pelo CESPDH/UFPR e a OAB/PR –Subseção de Ponta Grossa. Com o objetivo de discutir as atuais políticas proibicionsitas de drogas brasileiras, e por isso, trata-se de um tema de grande relevância social considerando as consequências de políticas impensadas e desconectadas com os avanços científicos de diversas áreas.
O evento é interdisciplinar sendo os direitos humanos um tema transversal a todas as mesas. Contaremos com quatro grandes conferências com diversos pesquisadores e especialistas renomados nas mais diversas áreas.
O valor da inscrição é de R$ 40,00 (Quarenta reais)
Certificado de 30 horas.
Maiores informações: https://www.cespdh.com.br/seda
1- Drogas, Cultura e Punição – dia 16/08 das 19 às 22 horas
• Prof. Msc. Aknaton Toczek Souza é doutorando em Sociologia (UFPR), mestre em Sociologia (UFPR), especialista em Sociologia Política e em Direito Penal e Criminologia (ambas pela UFPR), é bacharel em Direito e Advogado. É pesquisador do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos da Universidade Federal do Paraná e participa do grupo de Pesquisa Subjetividade, Poder e Resistência. Atualmente é professor de criminologia e direito penal da Secal.
• Prof. Dr. Pedro Rodolfo Bodê de Moraes é Doutor e Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ, Mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Fluminense – UFF. Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Sociologia, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Coordenador do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos.
o Mediador: Elena Shizuno Possui graduação em História – Bacharelado e licenciatura plena pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e pesquisadora do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: imigração japonesa no Brasil, administração de conflitos e confrontos de identide, polícia política na década de 40, controle social, punição, segurança pública e violência, cidadania e direitos humanos.
2- Drogas, Literatura e Mídia – Dia 17/08 das 14 às 17 horas
• Prof. Msc. Wander Wilson Mestre em Ciências Sociais pela Puc-SP com a dissertação Comissário do esgoto: coragem da verdade e artes da existência na escritura-vida de William Burroughs, orientada por Dorothea Voegeli Passetti. Membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre Psicoativos (NEIP). Pesquisa, por meio da antropologia e das Ciências Sociais, os temas: Arte, drogas, estética da existência e práticas anarquistas.
• Jonas Rafael Rossatto: O designer Jonas Rafael Rossatto é um dos principais ativistas da maconha no Brasil. Com 28 anos de idade (metade deles dedicada à nobre causa), Jonas é o responsável pelo maior portal de notícias sobre cannabis do país, o Smoke Bud. Além de trabalhar com muita informação, ele também está à frente do BudMaps, um super guia 420 com médicos e advogados para dar aquele help a usuários que querem encontrar headshops e growshops. O guia também dá suporte a pacientes que precisam de maconha medicinal. Atualmente morando em Curitiba, Jonas pode ser considerado um nômade. Já morou e trabalhou com projetos envolvendo a erva em Pato Branco, São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires.
o Mediador: Giovane Matheus Camargo Aluno do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde é aluno bolsista (CAPEs). Especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) (2016). Graduado em Direito pelo Instituto Superior do Litoral do Paraná (2015). Tem experiência profissional em diversos campos do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos; controle social; prisão e drogas. Participa dos grupos de pesquisa: Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos (CEPSDH/UFPR) e Grupo de Pesquisa em Subjetividade, Poder e Resistências (GESPOR – UVV).
3- Drogas e Saúde – Dia 17/08 das 19 às 22 horas
• Dr. Eliane Nunes É Psiquiatra, psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae, coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa da Prefeitura de Santo André, doutora pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é coordenadora do núcleo de Psicanálise e Toxicomania da Clipp-SP.
• Prof. Dr. Pablo Ornelas Rosa Realizou estágio Pós-Doutoral em Sociologia na Universidade Federal do Paraná – UFPR (2014), Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2012), Mestrado em Sociologia Política (2008) e Bacharelado em Ciências Sociais (2005) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor Titular I nos Programas de Pós-Graduação em Sociologia Política (Mestrado Acadêmico) e em Segurança Pública (Mestrado Profissional) da Universidade Vila Velha – UVV. Professor convidado no Programa de Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação na Faculdade Vale do Cricaré – FVC. Professor convidado no Curso de Especialização em Criminologia no Centro de Ensino Superior de Vitória – CESV. Tem experiência na área de Sociologia Política, desenvolvendo pesquisas sobre drogas, juventudes, criminalidades, segurança pública, políticas públicas em saúde, governamentalidades, biopolítica, racionalidade neoliberal e anarquismos. Coordena o Grupo de Pesquisa em Subjetividade, Poder e Resistências – GESPOR (PPGSP/PPGSPo/UVV), participa do Grupo de Pesquisa em Segurança Pública (PPGSPo/UVV), Núcleo de Estudos da Juventude Contemporânea – NEJUC (PPGSP/UFSC), Saúde do Corpo, Gênero e Gerações (PPGS/UFMT) e Grupo de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos – CESPDH (PPGS/PPGD/UFPR) e Centro de Estudos e Pesquisas sobre Alcool e outras Drogas – CEPAD (PPGASC/UFES). É autor dos livros “Rock Underground: Uma Etnografia do Rock Alternativo” (Radical Livros, 2007), “Juventude Criminalizada” (Ed. Insular, 2010; 2013), “Sociologia Política” (Ed. IFPR, 2013) em co-autoria com Rodrigo Guidini Sonni, “Drogas e a Governamentalidade” Neoliberal: Uma Genealogia da Redução de Danos (Ed. Insular, 2014) e organizou com Rosângela de Sena e Silva “Juventude, Ativismo e Redução de Danos” (Ed. Casa/ Ministério da Saúde, 2010), organizou com Beatriz Labate, Frederico Policarpo e Sandra Goulart o livro “Drogas, Políticas Públicas, Consumidores” (Ed. Mercado de Letras, 2016) e organizou o livro “Perspectivas em Segurança Pública” (Ed. Insular, 2016) com Humberto Ribeiro Junior, Luciana Borges e Pablo Lira, além de publicar artigos científicos em revistas especializadas, assim como capítulos de livros.
o Mediadora: Maria Aline Mestranda em Engenharia Elétrica pela UTFPR-PG, graduada em Engenharia Elétrica pelo Centro de Ensino Superior de Campos Gerais (2013). Atualmente é professor substituto – Faculdades Ponta Grossa.
4- Drogas, Política e Direito – dia 18/08 das 19 às 22 horas
• Profa. Dra. Luciana Boiteux Graduada em Direito pela UERJ, é Mestre em Direito da Cidade (UERJ/2000) e Doutora em Direito Penal (USP/2006). Professora associada I, em dedicação exclusiva de Direito Penal e Criminiologia da Faculdade Nacional de Direito (UFRJ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do Cnpq, é ainda Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Política de Drogas e Direitos Humanos da mesma Instituição e pesquisadora associada ao Laboratório de Direitos Humanos da UFRJ e Professora do Corpo Permanente do Programa de Pós Graduação em Direito da UFRJ. Atua principalmente nos seguintes temas: Direito Penal, Política de Drogas, Direitos Humanos, Gênero, Justiça de Transição e Direito Penal Internacional. É membro do Conselho Consultivo da REDUC – Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos, pesquisadora associada ao NEIP – Núcleo de Estudos sobre Psicoativos e ao Colectivo de Estudios Droga y Derecho (CEDD).
• Prof. Dr.Thiago Fabres de Carvalho Doutor e Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Realizou Estágio de Doutoramento pela Universidade de Coimbra (2006). Docente nos cursos de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos e Garantias Fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória – FDV. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Sociologia Jurídica, Teoria do Direito e do Estado e Ciências Criminais, atuando principalmente nos seguintes temas: criminologia, direito penal, processo penal, direito, globalização e democracia e crise do positivismo jurídico.
o Mediador: Prof. Msc. Aknaton Toczek Souza
o Mediador: Prof. Dr. Pedro Rodolfo Bodê de Moraes
OFICINA:
A oficina “Educação e Instrumentalização para Redução de Danos”
Terá abordará entre outras questões a produção do óleo de cannabis e os teste colorífico para controle de substâncias consumidas como psicoativos.
A oficina será realizada pelos pesquisadores e educadores:
James Kava
Formando em Química, Integrante da Marcha da Maconha Curitiba; Educador Social no Centro Social Propulsão, Redutor de Danos e um dos desenvolvedores do Reaja – Teste Colorimétricos
Fabiano Soares
Químico e há cinco anos colabora na organização da Marcha da Maconha Curitiba. Atualmente é aluno do Programa de Pós Graduação em Química (PPGQ) na UFPR, seu projeto de mestrado tem com objetivo de analisar por cromatografia gasosa a composição de extratos de cannabis utilizados para fins medicinais. Os estudos sobre Cannabis despertaram a necessidade do entendimento sobre outras drogas e práticas de redução de danos, para isso colaborou na produção de kits de identificação colorimétrica para drogas, possibilitando a ele e ao usuário uma primeira compreensão da composição de algumas drogas de uso social.